Tuberculose

Embora a tuberculose possa acometer outros órgãos, o tipo mais comum é a tuberculose pulmonar. Considerada um grave problema de saúde pública, a condição ainda leva várias pessoas à óbito todos os anos. A tuberculose também faz parte da história mundial, pois durante anos foi uma principais doenças e causas de mortes em diversos países, sendo grande preocupação nos séculos XIX e XX.
Imagem Tuberculose
A doença é infecciosa e transmissível, uma vez que é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, bactéria que entra no organismo através da inalação de aerossóis (partículas contendo o bacilo). Portanto, a doença pode ser transmitida ao falar, espirrar e tossir. Em média, um indivíduo pode infectar entre 10 e 15 pessoas.

Ao respirar, a pessoa contaminada inala as partículas com o bacilo, que se instalam nos pulmões e em poucas semanas apresenta uma infecção no local, quadro chamado de primo infecção (primeiro contato da bactéria com o organismo). Quando o sistema imunológico está fortalecido, o microrganismo pode não causar a doença, porém, ele pode ficar latente, ou seja, “adormecido”. No momento em que o sistema imunológico apresentar alguma deficiência, o bacilo pode entrar em atividade e provocar os sintomas característicos da tuberculose pulmonar.

Embora seja contagiosa, é importante pontuar que a doença não é transmitida através de objetos compartilhados, como talheres, copos, entre outros. Os bacilos depositados nesses objetos não têm capacidade de transmissão.

Sintomas e fatores de risco da tuberculose pulmonar

A tosse seca ou produtiva (tosse cheia na qual há produção de catarro) que dura algumas semanas é o principal sintoma da tuberculose pulmonar. No entanto, deve-se observar outros sinais, como:

  • Febre e febre vespertina
  • Sudorese noturna;
  • Dor no peito;
  • Perda de peso involuntária;
  • Cansaço;
  • Fadiga.

Todas as pessoas que apresentam sintomas suspeitos de tuberculose devem procurar orientação médica o quanto antes.

Diagnóstico e tratamento da tuberculose

O diagnóstico da tuberculose é baseado na análise dos sintomas e alguns exames, como radiografia de pulmão e análise do catarro produzido. Em relação ao tratamento, a abordagem é definida de acordo com o grau status da doença, sendo assim, pessoas diagnosticadas com tuberculose pulmonar latente, geralmente, fazem uso de apenas um tipo de medicação. Já para as pessoas com a doença ativa, a abordagem também é feita com medicamentos antibióticos, mas neste casos são usados vários tipos. Os mais comuns são: pirazinamida, isoniazida e rifamicina.

Fonte: Ministério da Saúde

Imagem Dr. Emanuell Lima

Dr. Emanuell Lima
Pneumologista
CRM/TO 3801 - RQE 2459

  • Formação Médica pelo Instituto Presidente Antonio Carlos (atual UNITPAC)
  • Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Regional de Araguaína.
  • Especialista em Pneumologia e Tisiologia pelo Hospital Geral de Goiânia (Alberto Rassi) - HGG
  • Professor Membro do corpo docente na disciplina de Pneumologia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Como agendar uma Consulta?

Icone Whatsapp

Agende uma consulta

Imagem Agendamento

Pré-Agendamento